Psicanalista, Doutora em psicologia clínica, Professora da Pós-graduação em Psicologia da UFMG, Autora de A criança na clínica psicanalitica e Crianças na psicanalise: clínica, instituição, laço social (cia de Freud), Organizadora de Quem fala na língua? (Agalma); co-organizadora de O bebe e o laço social (artesã), Teoria das nominacoes em Jacques Lacan (CRV): Tratamento psicanalítico do autismo e Psicanalise e Pesquisa (autêntica)
Psicanalista e professor de Psicopatologia Clínica na Universidade Côte d’Azur (França). É membro do movimento Insistance em Paris e do Corpo Freudiano – RJ (Brasil). Pesquisa sobre a dimensão pulsional da voz e a gestão social do gozo a ela associado. Interessa-se pela teorização dos desafios psicológicos da prática teatral. Participou, como dramaturgo, de inúmeras encenações teatrais e óperas. Ministra, regularmente, cursos e conferências em universidades de Nova York, Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Toronto. Seus artigos foram publicados em várias línguas. No Brasil, além de A voz no divã, Jean-Michel Vives publicou os livros A voz na clínica psicanalítica e Variações psicanalíticas sobre a voz e a pulsão invocante.
Graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP; Mestrado em Psicologia Escolar , no Instituto de Psicologia da USP; Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Atualmente é Professora Titular Sênior da USP, e editora da revista Estilos da Clínica (USP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, infância, pesquisa interdisciplinar, educação especial, autismo e psicose infantil. É membro fundador do Lepsi Laboratório Interunidades de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a infância - IP/FEUSP. Em 2006 é membro fundador com a Universidade Nacional de Mar del Plata, em conjunto com outras universidades da América Latina e Espanha, a REDE INFEIES (Red de Estudios e investigaciones Psicoanalíticas e interdisciplinarias en infancia e instituciones). Em 2008, associado a universidades da França, funda a RUEPSY (Rede universitária internacional de estudos em Educação e Psicanálise) É pesquisadora CNPq 1D. É membro da Association Analyse Freudienne, instituição psicanalítica sediada em Paris, França.
Psicanalista; Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP; Mestre em Ciências Sociais pela PUC-MG; Pos doutoranda em psicologia pela faculdade de Psicologia da UFMG; Superintendente do Centro de Atendimento e Inclusão Social (CAIS; Proprietária da empresa FASE - Formação e Atendimento e Saúde e Educação. Atua na área clínica, no atendimento psicanalítico com ênfase no atendimento de mães e bebes.
psicanalista, especialista em Estimulación Temprana (FEPI - Argentina), mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP; Membro do Instituto Travessias da Infância – Centro de Estudos Lydia Coriat/SP; da REDE-BEBÊ da Clínica Interdisciplinar Prof. Dr. Mauro Spinelli e do departamento de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae; Professora dos cursos de especialização em Teoria Psicanalítica (COGEAE/PUC-SP) Estimulação Precoce: clínica transdisciplinar do bebê (Centro de Estudos Lydia Coriat-SP); co-diretora das coleções Psicanálise da Criança e De Calças Curtas da Editora Ágalma, Clinica desde 1993, além de ser autora e organizadora de livros sobre a clínica de bebês, acompanhamento terapêutico, autismo e inclusão.
Psicanalista. Habilitação em Direção de Pesquisa (HDR) na Université Paris Diderot (Paris VII), pós-doutoramento na Université Pierre Marie Curie (ISIR)/ Groupe Hospitalier Pitié Salpêtrière, em Paris, com bolsa CAPES; Doutora em Ciências Cognitivas - École des Hautes Études en Sciences Sociales e em Comunicação e Semiótica – PUC-SP; Mestre em Lingüística pela UNICAMP. Mestre de Conferência em Psicologia pelo Conselho Nacional Universitário da França. Atualmente, é professora na UFMG, orienta mestrado e doutorado no Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG e orienta doutorado no Programa "Recherche en Médecine et Psychanalyse" da Université Paris Diderot (Paris VII). Co-coordenadora do Diplôme Universitaire "Le Psychique face à la naissance" da Université Paris Descartes. Co-coordenadora do PREAUT Brasil, polo Minas Gerais. Pesquisa atualmente, os saberes do bebê, a interação mãe-bebê e o autismo. É membro da comissão científica da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, da Revista Estilos da Clinica e da Revista Agora. Coordena a coleção de livros sobre bebês "Começos e tropeços na linguagem" e « Bebês Sapiens » da Editora Instituto Langage e é atualmente a editora responsável da revista Linguagem. Membro da Comissão de Pesquisa sobre autismo da Federação Francesa de Psiquiatria.Membro do Conselho Adminsitrativo (CA) da Associação « La cause des bébés » e do ÇA da World Association of Infant Mental Health WAIMH France.
Doutoranda em Educação e Mestre em Psicologia pela UFMG; Pós graduada em Clínica Psicanalítica nas Instituições de Saúde pela PUC Minas; Especialista em Psicologia Clínica e em Psicologia Hospitalar pelo CFP. Psicóloga da Neonatologia e preceptora da Residência Multiprofissional do Hospital Odilon Behrens. Professora da Pós graduação da PUC Minas e Coordenadora da Pós graduação em Psicologia da Saúde pelo ISMD.
Psicanalista, membro da Escola Letra Freudiana (RJ), psiquiatra da infância e adolescência da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SESDF), docente da faculdade de Medicina da ESCS - Escola Superior de Ciências da Saúde (DF), preceptora das Residências Médicas de Pediatria e Psiquiatria da SESDF, pós doutora em Psicopatologia clínica (Universidade de Nice, França), doutora em Psicologia Clínica e Ciências da Educação (Universidade de Coimbra, Portugal), autora do livro "O bebê nasce pela boca: voz, sujeito e clínica do autismo" (SP: Instituto Langage, 2009), organizadora do livro “Mal-estar na infância e medicalização do sofrimento: quando a brincadeira fica sem graça"(Salvador: Ágalma, 2020), co-organizadora do livro "Autismo: perspectivas atuais de detecção e intervenção clínica"(SP: Instituto Langage,2018), membro da equipe tradutora da CFTMEA - Classificação Francesa dos Transtornos Mentais da Criança e do Adolescente (SP: Instituto Langage, 2018), autora de vários artigos publicados em revistas e livros especializados no Brasil e na França. Membro fundador da RIEPPI - Rede Internacional de Estudos de Psicanálise e Psicopatologia do Infans, coordenadora da Preaut Brasil em Brasília. Escritora.
Médico, Pediatra, Psicanalista, Psiquiatra Infanto-juvenil, Mestrado pela Faculdade de Medicina da USP, Membro do Departamento de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae, Professor do Curso de Psicossomática Psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae, Docente do Instituto da Criança do HC-FMUSP, Docente da Residência de Medicina de Família e Comunidade da FMUSP, Coordenador e Supervisor de Projetos em Saúde Mental Infanto-juvenil, Educação Inclusiva e de Detecção e Intervenção Precoce em Psicopatologias Graves da Infância, Co-organizador e autor da série Psicossoma, autor de diversos artigos sobre psicanálise e psicossomática.